Sobre o Guia do Emitente
O Guia do Emitente visa promover a consciencialização, transparência e dinamismo do mercado de capitais português.
O Guia do Emitente pretende ser um importante contributo para a diversificação da economia portuguesa, com o objetivo de melhorar a sua competitividade e atrair investimento estrangeiro, permitindo às empresas ter acesso a um mercado de capitais que possa financiar investimentos de longo prazo, apoiar a inovação e facilitar o empreendedorismo.
O acesso aos mercados de capitais, seja para emissão de capitais próprios ou dívida, representa um passo importante no desenvolvimento de qualquer empresa e aumenta significativamente o seu perfil corporativo e comercial.
Para a elaboração do Guia, a CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – tem colaborado com várias partes interessadas, para garantir que beneficia da perspetiva de entidades que têm um forte interesse em desenvolver um mercado de capitais forte para empresas que queiram aceder ao mercado no futuro.
Com o Guia do Emitente pretende-se informá-lo da oportunidade no mercado de capitais, guiá-lo através do processo e garantir que possa aceder aos mercados com confiança.
O Guia do Emitente, conduzido pela CMVM, foi desenvolvido no âmbito do programa de promoção do acesso das empresas ao mercado de capitais com a assistência financeira da Comissão Europeia, através do Instrumento Técnico de Suporte, em cooperação com a Direção Geral de Apoio às Reformas Estruturais e com o apoio da EY (Ernst & Young).
Objetivos globais:
• Aumentar a consciencialização dos Emitentes para a utilização dos mercados de capitais como fonte alternativa de financiamento para o seu crescimento e recuperação da economia portuguesa;
• Dinamização dos mercados de capitais portugueses;
• Facilitar o acesso aos mercados de capitais portugueses e ao seu ecossistema.