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5.1.1. Otimizar as oportunidades de crescimento a partir das novas ferramentas disponíveis
Após um processo de admissão à negociação bem-sucedido, a Empresa poderá incrementar a sua capacidade de financiamento e aumentar o seu grau de notoriedade, através do mercado de capitais. Além disso, surgirão novas ferramentas e canais de comunicação, permitindo mais facilmente construir a imagem da Empresa, inclusive em questões de ESG.
Os fundos resultantes do processo são geralmente utilizados para promover o desenvolvimento da estratégia e do Plano de Negócios da Empresa, que podem incluir:
Uma Empresa com valores mobiliários admitidos à negociação terá um acesso mais facilitado ao financiamento necessário para implementar as iniciativas acima referidas, não só em ofertas iniciais, como também posteriormente, em ofertas de mercado secundárias. O acesso ao mercado de capitais permite, em geral, que a Empresa consiga angariar fundos de uma forma menos dispendiosa e mais eficiente, tendo mais alternativas e flexibilidade nas fontes de financiamento.
Saliente-se ainda que as ações/obrigações cotadas no mercado são geralmente ativos mais líquidos do que outras tipologias de ativos e aceites como garantia em outras operações de financiamento, o que por sua vez, poderá representar uma característica interessante para os acionistas/obrigacionistas.
Adicionalmente, as empresas com ações admitidas à negociação num mercado regulado podem aceder de forma mais fácil ao financiamento através da emissão de obrigações, uma vez que já estão sujeitas à generalidade das regras aplicáveis à admissão de obrigações, estando dispensadas do requisito do rácio de autonomia financeira exigido pelo Código das Sociedades Comerciais para a emissão de obrigações.
Consulta recomendada: 4.1.1.1.2. Critérios de elegibilidade.
5.1.2. Gerir as Relações com os Investidores (Investor Relations) e comunicações ao mercado
Após o IPO ou a emissão de obrigações, é importante manter os investidores atualizados sobre a evolução da Empresa e interessados no seu desenvolvimento. A responsabilidade deve integrar a cultura da Empresa e deve ser encarada como um elemento-chave para o sucesso.
O processo de IPO ou a emissão de obrigações permite aumentar a visibilidade da Empresa perante os meios de comunicação social, investidores e outros stakeholders (clientes, fornecedores, etc.). A gestão das relações com os investidores deve assegurar uma comunicação regular e eficaz com o mercado, ajudando a manter a confiança dos investidores.
Dependendo do tipo de operação (IPO ou emissão de dívida) e da dimensão da Empresa, as relações com os investidores poderão ser mantidas por um gestor de topo (que eventualmente acumule essas funções com outras que já possua na Empresa) ou por uma equipa especializada para o efeito. Por exemplo, uma Empresa que possui apenas obrigações admitidas à negociação é, por norma, menos requisitada por contactos do mercado ou dos investidores.
Caso as ações ou as obrigações sejam admitidas à negociação no mercado regulamentado, é obrigatório que a Empresa nomeie um responsável que garanta interações rápidas com a CMVM, quando necessário (o “Representante para as Relações com o Mercado e a CMVM”).
Quais os objetivos das Relações com os Investidores?
Os principais objetivos das Relações com Investidores são (dependendo do tipo de emissão realizada e dimensão da Empresa):