Última atualização:
Após o IPO, a Empresa pode angariar capital próprio adicional para novos projetos ou para recapitalizar a Empresa através de uma Oferta Pública Secundária (na sigla inglesa “SPO”).
Um processo de SPO é desenvolvido através das três fases que ocorrem num processo de IPO, i.e., Planeamento, Preparação, Ofera & Colocação.
Um cronograma detalhado das principais etapas durante o processo é apresentado aqui [link para a timeline completa].
A fase de planeamento de um SPO ocupa consideravelmente menos tempo e esforço, quando comparada com a de um IPO. Ao planear um SPO, a Empresa já é cotada e, por isso, já realizou os esforços necessários de alteração da sua estrutura empresarial e implementação de processos e sistemas que permitem o cumprimento dos requisitos decorrentes de ser uma sociedade cotada. No entanto, para garantir o sucesso da oferta, as empresas precisam ainda de ter uma equity story atraente e uma estratégia empresarial clara que apoie a decisão de avançar com um SPO.
Mesmo que o processo seja considerado mais simples quando comparado com o de um IPO, a Empresa poderá precisar de apoio de consultores especializados para assegurar que todas as obrigações decorrentes do SPO serão cumpridas, para auxiliar na elaboração da documentação da oferta, no marketing e na colocação das ações da Empresa junto dos investidores. Para mais informações sobre as considerações a serem efetuadas antes da nomeação de assessores, consultar “3.1.1.1.3. Nomeação de Assessores“.