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Embora a Empresa se deva preparar para se tornar uma Empresa cotada, dada a maior simplicidade do processo e a maior flexibilidade dos requisitos aplicáveis à admissão à negociação num mercado MTF, a fase de planeamento centrar-se-á, em primeiro lugar, em assegurar que o IPO é a melhor opção para obter o financiamento pretendido e, em caso afirmativo, assegurar que as ações irão suscitar o interesse dos investidores.
Ver o subcapítulo ‘3.1.1.1. Planeamento’ para mais informações sobre as considerações da fase de planeamento de um IPO.
3.1.2.1.1. Critérios de elegibilidade
Ao escolher um dos MTFs para admissão à negociação, não há requisitos relativos:
Adicionalmente, os requisitos de free float (isto é, a percentagem de dispersão de ações pelo público) para MTF são bastante inferiores quando comparados com o mercado regulamentado, o que facilita a admissão à negociação e a manutenção de participações sociais de controlo mais elevadas na Empresa.
Os requisitos para a admissão nos MTF operados pela Euronext são os seguintes:
Apesar do exposto anteriormente, as empresas devem ter em conta que a diminuição das ações dispersas entre o público implicará, frequentemente, uma menor liquidez das ações. Consequentemente, para garantir o interesse dos investidores pelas ações da Empresa, a dimensão da oferta (e o correspondente free float) devem ser escolhidos cuidadosamente.
3.1.2.1.2. Demonstrações Financeiras
Ao escolher um dos MTFs para admissão à negociação, não será necessário adaptar as demonstrações financeiras a uma norma contabilística diferente.
Os requisitos para a cotação nos MTFs operados pela Euronext são os seguintes:
3.1.2.1.3. Nomeação dos Assessores
Ao escolher um MTF, a Empresa e os acionistas que sejam vendedores apenas necessitarão de contratar um promotor (Listing Sponsor) – obrigatório para os MTFs operados pela Euronext – para ajudar no processo de IPO e nas interações com a entidade gestora do MTF.
No entanto, os assessores poderão ser muito úteis e benéficos para ajudar a Empresa no processo de IPO, desenvolvendo esforços de marketing para a distribuição das ações, incluindo a organização de roadshows da Empresa com os investidores. O trabalho dos assessores e, no limite, a sua necessidade (exclui o Listing Sponsor) dependerá da capacidade e dos recursos jurídicos e financeiros internos da Empresa, da dimensão da oferta e do nível de esforços de marketing.
Consulta recomendada: 3.1.1.1.3. Nomeação de Assessores – considerações a ser feitas antes da nomeação de Intermediários.